Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Diálogos Intermunicipais
   
  Notícias do Movimento Nossa São Paulo - 29 de maio de 2009

Data: 29/05/2009

AMBIENTE SUSTENTÁVEL

Movimento continua mobilização pela aprovação do plano do clima
Continua a campanha do Movimento Nossa São Paulo para ampliar o número de adesões ao abaixoassinado pela aprovação do projeto de lei do PL 530/2008, que institui a Política Municipal de Mudanças do Clima no Município de São Paulo. Os vereadores paulistanos devem votar o projeto na próxima quarta.

 

REDE DE CIDADES

Diálogo participativo marca encontro da rede por cidades justas e sustentáveis
Cerca de 25 municípios estiveram representados durante a abertura do 1º Encontro Nacional Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O primeiro dia do encontro foi marcado pelo diálogo entre as organizações de todas as cidades presentes e pela troca de experiências dos trabalhos de monitoramento de indicadores e metas de bem-estar social.

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Cidades seguem exemplo de SP e apresentam programa de metas
Mais cidades estão seguindo o exemplo de São Paulo para tornar o planejamento da gestão pública mais eficiente e aprovando a adoção do programa de metas por parte das prefeituras. A câmara de Mauá, na Grande São Paulo, aprovou a emenda à Lei Orgânica que obriga o prefeito a apresentar o programa da atual gestão em até 60 dias após a publicação da lei, o que ocorreu em 20 de maio. O prazo para os próximos prefeitos será de 90 dias após a posse.

Lula sanciona lei que aumenta transparência nos gastos públicos
O presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta (27/5) a lei que obriga a divulgação em tempo real nos meios eletrônicos da execução de despesas e receitas dos governos federal, estaduais e municipais.

Ouvidoria: crescem queixas sobre buracos nas ruas e caem reclamações sobre saúde
Um balanço da Ouvidoria Geral da prefeitura de São Paulo sobre o primeiro trimestre deste ano revela que as reclamações sobre buracos nas ruas foram as que mais cresceram: 51%. Outros serviços tiveram queda no número de reclamações: saúde 42% e iluminação pública 21% (veja arte abaixo).

 

EDUCAÇÃO

Campo Limpo é o distrito de São Paulo com maior perda de professores
A região do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, é campeã em carência de professores na capital paulista. Segundo informações da Secretaria Municipal da Educação, em 2008, deixaram a rede de ensino 471 docentes, enquanto em 2007 o número foi de 200. No mês passado, 67% da demanda por professores no ensino fundamental se localizava na região. Os números foram divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo.

 


NOSSA SÃO PAULO NA CÂMARA


Votação do projeto de concessão do saneamento é novamente adiada
Os vereadores adiaram novamente a votação do projeto (PL 558/2008) que concede à Sabesp a prestação de serviços de saneamento da cidade por 30 anos, renováveis por mais 30, por não haver acordo sobre os valores que a empresa terá que oferecer como contrapartida ao município de São Paulo para obter o contrato.

Vereador Ushitaro Kamia é absolvido pela Corregedoria da Câmara
Na sessão ordinária desta quinta-feira (28/5), o vereador Wadih Mutran (PP) usou o microfone para informar aos seus pares que Ushitaro Kamia (DEM) foi absolvido pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo. O parlamentar, que é o corregedor da Casa há seis anos, destacou que a decisão foi tomada “por seis votos a zero”.

 

AGENDA CIDADÃ

Publicação orienta governos, empresas e instituições para a sustentabilidade
Após um ano de pesquisa será lançado o "Compêndio para a Sustentabilidade - Indicadores de Sustentabilidade de Nações", no próximo dia 2 de junho, no auditório da FGV. O lançamento conta com a presença de grandes referências do assunto no Brasil, como José Eli da Veiga (USP), Ladislau Dawbor(PUC-SP), Mario Monzoni (FGV), Lala Deheinzelin e Rosa Alegria (PUC-NEF - Núcleo de Estudo do Futuro) e Maurício Broinizi (Movimento Nossa São Paulo).

Encontro de Cultura Caipira reforça tradições e costumes do interior
O III Encontro de Cultura Caipira da Fundação Tide Setubal será realizado, em São Miguel Paulista, bairro da zona leste da cidade de São Paulo, durante todo o mês de junho. Na programação, há cursos livres, um debate, uma festa no Galpão de Cultura e Cidadania, além do tradicional e animado arraial do CDC.

 

SAIU NA MÍDIA

"25 carros quebram por hora nas ruas" - O Estado de S.Paulo
O número de carros quebrados nas ruas de São Paulo bateu recorde em abril, conforme os dados mais recentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No mês passado, foram removidos das ruas 618 veículos por dia (72% de carros de passeio) de vias da capital paulista, para não atrapalhar o trânsito. Na média mensal, tiveram pane 12.295 automóveis.

"2ª gravidez de adolescente cai 48% em 10 anos em SP" - Folha de S.Paulo
Em um período de dez anos, o número de adolescentes paulistas que ficaram grávidas pela segunda vez teve uma queda de 48%, aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde com base em dados da Fundação Seade. No mesmo período, as taxas de primeira gravidez na adolescência caíram 34%.

"Aversão a dar carona é maior no Itaim Bibi" - Folha de S.Paulo
Quem mora no Itaim Bibi considera os engarrafamentos o principal problema da região onde vive. Também, pudera: o distrito nobre da zona oeste de São Paulo, que atrai a maior quantidade de viagens de carro por dia, atrai também os motoristas com hábitos mais individualistas da capital paulista.


Programe-se: Seminário “A relação da sociedade civil com o Legislativo municipal”,
dia 8/6, das 9h30 às 13h, na Câmara Municipal.
 

 

Fonte: www.nossasaopaulo.org.br




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS