Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Diálogo com a população >> Mensagens da Comunidade
   
  Moradores com medo de tragédia no Caxambu

Data: 10/01/2012

O deslizamento ameaça uma casa que fica logo abaixo: moradores com medo.

A queda de uma barreira de aproximadamente oito metros, no último dia 2 de janeiro, destruiu parte da Rua Elisa Mussel, altura do número 55, no Caxambu. O barro desabou durante a madrugada e colocou em risco a casa de Rênis Martins da Silva, que fica na parte da baixo da rua. Segundo os moradores do local, a Defesa Civil esteve na área, alertou sobre o perigo de mais desabamentos mas não interditou nenhuma casa.
Os próprios moradores construíram uma barreira de contenção na rua. “Fizemos isso para alertar os carros que passam aqui, principalmente durante a noite. Metade da rua está comprometida. A Defesa Civil esteve aqui mas só colocou o cordão de isolamento. Se a contenção na encosta não for feita, os moradores organizarão uma manifestação”, disse Jorge Barcelos, proprietário do açougue que fica em frente ao deslizamento.
A queda do barro colocou em risco a casa de Rênis Martins da Silva. “Temos que sair daqui, mas não temos para onde ir. Moro com mais quatro pessoas que estão com medo de um novo desabamento. Essa queda foi causada por causa do rompimento da tubulação das águas pluviais”, apontou.
Para provar que as manilhas estão quebradas, Rênis entrou na tubulação. “Fiz questão de entrar nas manilhas e fotografar as rachaduras para provar que o deslizamento foi causado por essa tubulação. Quero mostrar as fotos aos engenheiros da Defesa Civil para mostrar que mais terra ainda pode descer nesse lugar”, afirmou Rênis.
Rênis disse ainda que vai lutar por um muro de contenção. “Não vamos fazer uma obra que não é da nossa competência. Um muro tem que ser feito aqui antes que uma tragédia ocorra. A equipe da Defesa Civil que esteve aqui disse que voltaria com um laudo e informações do que nós deveríamos fazer, mas, até agora, nada”, apontou.
Desde o deslizamento, a população da área encontra dificuldades até para dormir. “O medo é constante. Qualquer barulho nos coloca em estado de atenção”, disse Rênis. A mesma posição é compartilhada pelo morador Jorge Rodrigues. “Moro aqui há 52 anos e nunca vi um descaso tão grande por parte da Defesa Civil. A população está revoltada. Perdemos nossa paz”, afirmou.
A Defesa Civil informou, através da Coordenadoria de Comunicação Social, que irá retornar ao bairro Caxambu para realizar uma nova vistoria no local.

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 10 de Janeiro de 2012.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS